Contato

Novo periódico - Journal of Sedimentary Environments (JSE)


É com grande satisfação que divulgamos a criação do Journal of Sedimentary Environments (JSE), um periódico de acesso aberto que permite publicação online de artigos de impacto nas áreas de Sedimentologia, Estratigrafia, Paleontologia, Arqueologia, Biologia (associada ao ambiente sedimentar), Espeleologia, Biogeografia, Oceanografia, Ciências Ambientais, Geoquímica, Recursos Energéticos e áreas afins.

O JSE foi idealizado pelo corpo docente do Departamento de Estratigrafia e Paleontologia da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o objetivo de preencher uma lacuna na pesquisa geocientífica brasileira: a ausência de um periódico voltado para a área de Geologia Sedimentar. Haja vista a representatividade e a autoridade da comunidade brasileira nesse campo de pesquisa, é de fundamental importância a criação de um canal para comunicação e integração entre geocientistas brasileiros e estrangeiros. Acreditamos que o JSE desempenhará papel importante nesse processo.


O JSE é um periódico de publicação trimestral (quatro números por ano) em língua inglesa e rigorosamente peer-reviewed. Seu conselho editorial é composto por renomados pesquisadores das mais diferentes áreas da Geologia Sedimentar nacionais e estrangeiros, os quais também editoram importantes periódicos voltados para as Geociências em todo o mundo.


Um diferencial do JSE frente aos demais periódicos sul-americanos é a possibilidade de trabalhos de impacto (aprovados pelo jornal) escritos em língua portuguesa ou espanhola poderem ser vertidos para a língua inglesa pela equipe editorial do JSE, a qual conta com suporte técnico de um native English speaker para tal atividade. Certamente, este mecanismo terá impacto positivo na internacionalização do conhecimento produzido pela comunidade brasileira de Geociências. Além disso, os artigos publicados poderão ser reconhecidos em qualquer parte do mundo com código de referência único (doi), almejando uma rápida indexação e avaliação.


Contamos com a participação dos membros da Sociedade Brasileira de Geologia na consolidação do JSE através de contribuições de impacto oriundas de suas diferentes áreas, em especial a Sedimentologia, Estratigrafia, Paleontologia, Geoquímica, Recursos energéticos, entre outros. Portanto, desde já o Journal of Sedimentary Environments está aberto a receber submissões de manuscritos. As submissões são realizadas totalmente online através de inscrição na plataforma do jornal. Mais informações podem ser adquiridas através da página do jornal, disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jse.


Atenciosamente,
Equipe editorial do Journal of Sedimentary Environments.
Sedimentary EnvironmentsJournal ofJ S E