Contato

Cadastro de Afloramentos didáticos do Brasil-Geologia

Grupo de Trabalho “Geossítios do Brasil”, composto pela Febrageo, SBG, Fórum dos Cursos de Geologia, Comissão de Geoparques da SBG, CPRM e Pesquisadores de diversas Universidades Brasileiras, pedimos a todos os professores e professoras dos Cursos de Geologia no Brasil o preenchimento deste formulário.

A pesquisa faz parte do levantamento de afloramentos utilizados pelas diversas disciplinas dos Cursos de Geologia no Brasil, para fins didáticos e pedagógicos. A intenção é sabermos se os afloramentos correm algum risco de não existirem mais, no futuro breve, seja por construção de estradas, por contenção de blocos, por minerações, entre outros fatores.

Ao final do levantamento faremos uma análise quantitativa e a classificação dos referidos afloramentos para sugestão na realização de intervenções para manutenção e proteção dos afloramentos que correm algum risco de degradação.

Dois acontecimentos foram muito importantes para a criação deste Grupo de Trabalho. Os afloramentos do Domo de Araguainha-MT/GO, no núcleo da estrutura de impacto, que por pouco não deixaram de existir pela ampliação da estrada, e o afloramento da Coluna White na Serra do rio do Rastro-SC, que foi parcialmente cimentado.

Para contribuir para a proteção dos afloramentos de cunho científico utilizados pelas universidades, gostaríamos que nos cedessem um pouco do seu tempo para o preenchimento deste formulário.