Contato

LIBERDADE DE EXPRESSÃO VERSUS PROMOÇÃO ANTI-INTELECTUAL


Ao final do ano de 2018 fomos surpreendidos com uma notícia do tipo fake news de extremo mau gosto - fora como adormecer no século XXI e acordar no século XV. Tratava-se da negação do fato de ser o planeta Terra um geoide, mas sim ”convexo nos continentes e plano nas águas”. O trabalho em si poderia ser entendido como um tipo de sátira medieval, entretanto, o que causou perplexidade ao mundo científico brasileiro, foi a moção de congratulação concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul ao “pesquisador” responsável por tal afirmação.

O pensamento crítico em si tende a impulsionar o progresso intelectual, no entanto, o que foi exposto demonstra um evidente retrocesso no conhecimento já deferido pela humanidade e completamente irrelevante para o acervo cultural do mundo contemporâneo.

Não consta entre as atribuições da Sociedade Brasileira de Geologia a restrição ao pensamento questionador nem a liberdade de expressão, porém, não podemos premiar a ignorância fundamentada em crenças infundadas, em detrimento do conhecimento alicerçado em fatos exaustivamente comprovados.

A Sociedade Brasileira de Geologia, coerente com seus mais de 70 anos e representando 5.000 sócios comprometidos com a seriedade e a ética no desenvolvimento científico das geociências no país, não irá polemizar sobre assunto há mais de cinco séculos resolvido pelas sociedades progressistas. Nosso dever é alertar instituições responsáveis a não se exporem ao ridículo de premiar absurdos pseudocientíficos, sem antes promoverem uma validação criteriosa do seu conteúdo, a fim de evitarem situações constrangedoras e o dano causado à sua própria imagem, além de não propagarem conceitos ilógicos que em nada contribuem para se enfrentar os desafios do mundo atual.

 

Diretoria-Executiva

Sociedade Brasileira de Geologia