Contato

Carta da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)


Carta da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) dirigida aos dois candidatos à Presidência da República no Segundo Turno

 

Prezado Sr. Candidato ...,

 

A Academia Brasileira de Ciências - ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que congrega 142 sociedades cientificas afiliadas, sempre lutaram pela valorização e pelo avanço da ciência, tecnologia e inovação e da educação no País. Já encaminhamos anteriormente a todos os candidatos à Presidência da República diversas propostas de políticas públicas para essas áreas, formuladas a partir de debates na comunidade cientifica e acadêmica.

 

Neste momento do segundo turno das eleições para a Presidência da República, sendo V. Ex.a um dos candidatos escolhidos pelo povo brasileiro, apresentamos-lhe algumas questões fundamentais, relativas a essas áreas e para as quais solicitamos suas respostas. Elas serão amplamente divulgadas junto à comunidade científica e acadêmica e para a população em geral.

 

1. Como pretende promover a recuperação dos níveis orçamentários de investimento em CT&I que foram drasticamente reduzidos nos últimos anos?

 

2. Está em sua proposta de governo a extinção do contingenciamento dos recursos do FNDCT e de outros fundos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento?

 

3. Há a intenção de estabelecer em seu plano do governo a meta de se atingir 2% do PIB para P&D e como isto seria feito e em que prazo?

 

4. Quais são os seus planos para estimular e melhorar a educação básica, particularmente a educação cientifica de qualidade, que pressupõe o uso de metodologias investigativas?

 

5. Em seu governo, V. Ex.a pretende valorizar e manter a educação pública e gratuita em todos os níveis, do ensino fundamental à pós-graduação, atribuindo-lhe recursos adequados e preservando a liberdade acadêmica?

 

Nesta oportunidade, gostaríamos de convidá-lo para uma apresentação de suas propostas de governo para a comunidade científica, em particular sobre CT&I e educação. Tal encontro poderia ser realizado no Rio de Janeiro, na sede da Academia Brasileira de Ciências, ou em São Paulo, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em dia e horário que julgar mais adequado.

 

Agradecemos a sua atenção e ficamos no aguardo de sua resposta às nossas solicitações

 

São Paulo-Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2018.

 

Atenciosamente,

 

ILDEU DE CASTRO MOREIRA                                     LUIZ DAVIDOVICH

Presidente da SBPC                                                    Presidente da ABC