Contato

GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO / ANTROPOCENO / GEOMORFOLOGIA / ESPELEOLOGIA - 49CBG


Prezados Geocientistas,              
   
 O 49ºCongresso Brasileiro de Geologia acontecerá entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro (https://www.49cbg.com.br/).                 
 
Será um evento com várias atividades além das sessões técnicas, como excursões aos pontos de interesse geológico na cidade do Rio de Janeiro, mini-cursos, palestras magnas com renomados profissionais das geociências e mesas redondas.  Nessa edição também acontecerão os Simpósio do Vulcanismo e Ambientes Associados e o Simpósio do Cretáceo do Brasil.            
 

Temos a honra de coordenar a Sessão Temática GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO / ANTROPOCENO / GEOMORFOLOGIA / ESPELEOLOGIA e gostaríamos de convidá-lo(a) a expor seu trabalho técnico/científico na forma de resumos e apresentações oral ou poster.         

Segue descrição temática da sessão

O tema central do 49º Congresso Brasileiro de Geologia nos remete para a relevância da compreensão dos processos geológicos, em suas diferentes escalas espaciais e temporais, para o momento atual e futuro de nosso planeta. Neste contexto, é de fundamental importância o conhecimento sobre a evolução recente da Terra, e particularmente dos processos atuantes na superfície terrestre, onde estão os ambientes ocupados pela humanidade. Nesta sessão temática busca-se congregar a extensa gama de estudiosos dos processos e produtos geológicos ocorridos nos últimos milhões de anos e da evolução das diversas paisagens que caracterizam o território brasileiro, incluindo nossas cavernas. Serão bem-vindos trabalhos que envolvam modernas técnicas de investigação sob a ótica paleoambiental, paleoclimática, paleoceanográfica, neotectônica, bem como os que sintetizem o estado-da-arte dos conhecimentos sobre o Quaternário (Continental, Costeiro e Marinho) e a Geomorfologia do Brasil, estudos espeleológicos e sobre a atuação humana na construção ou modificação das nossas paisagens.

Venha participar conosco. Envie seu resumo até o dia 22/ abril. Veja as oportunidades de parcelamento de inscrição.  

Visite regularmente o site do evento para novidades.

Contamos com vocês,

Claudio Limeira Mello (UFRJ)

Maria Naíse de Oliveira Peixoto (UFRJ)

Nelson Ferreira Fernandes(UFRJ)

Alberto Garcia de Figueiredo Jr.(UFF)

Marcelo E. Dantas (CPRM)