Contato

GEODIVERSIDADE / GEOTURISMO / GEOCONSERVAÇÃO / GEOPARQUES - 49CBG


 

Prezados Geocientistas,              
   
 O 49ºCongresso Brasileiro de Geologia acontecerá entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro (https://www.49cbg.com.br/).                 
 
Será um evento com várias atividades além das sessões técnicas, como excursões aos pontos de interesse geológico na cidade do Rio de Janeiro, mini-cursos, palestras magnas com renomados profissionais das geociências e mesas redondas.  Nessa edição também acontecerão os Simpósio do Vulcanismo e Ambientes Associados e o Simpósio do Cretáceo do Brasil.            
 

Temos a honra de coordenar a sessão temática GEODIVERSIDADE / GEOTURISMO / GEOCONSERVAÇÃO / GEOPARQUES e gostaríamos de convida-lo(a) a expor seu trabalho técnico/científico na forma de resumos e apresentações oral ou poster.                
 
Segue descrição temática da sessão:

O Século 21 trouxe consigo a necessidade de olhar a Terra de maneira diferente. Temas como Geoconservação, Antropoceno e Geoética vêm ocupando mais espaço nas discussões e por vezes até alcançam o cidadão comum, mesmo que estes nomes não sejam entendidos em um primeiro momento ou mesmo utilizados.

Neste sentido, para dar força a este movimento, precisamos avançar para tornar clara a necessidade de pensar e gerir a natureza de forma sistêmica, onde Bio e Geodiversidade sejam partes irmãs da mesma análise integrada dos ecossistemas.

A abordagem proposta vai além de simplesmente identificar se o ser humano é um agente geológico. Ela passa por pensar o ser humano como parte da natureza e, não, como seu dono.

Esta é a discussão que queremos trazer em nossas sessões temáticas no 49o Congresso Brasileiro de Geologia. Buscamos aprofundar conceitos e detalhar aplicações técnicas para temas como patrimônio geológico, patrimônio mineiro, monumentos pétreos, cultura, popularização da ciência, populações tradicionais, geoturismo, geoparques e desenvolvimento. Tudo isto debaixo do "guarda-chuva teórico" da Geoconservação e da Geoética.

De fato, queremos trazer uma discussão sobre temas contemporâneos e provocar o debate. Esse é o nosso desafio! Assim, contamos com vocês para divulgar essa ideia e participar do nosso maior evento nacional, trazendo sua contribuição para as discussões em torno desses temas que possuem alta relevância socioambiental.

 


Venha participar conosco. Envie seu resumo até o dia 22/ abril. Veja as oportunidades de parcelamento de inscrição.  
 
Visite regularmente o site do evento para novidades.     
 
Contamos com vocês,   
 
Coordenadores: 

Kátia Leite Mansur (UFRJ)

Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN)

Marcus Felipe Emerick Soares Cambra (DRM-RJ)

Carlos Schobbenhaus (CPRM)