Contato

BACIAS SEDIMENTARES E PETROLOGIA SEDIMENTAR - 49CBG


 

Prezados Geocientistas,              
   
 O 49ºCongresso Brasileiro de Geologia acontecerá entre os dias 20 a 24 de agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro (https://www.49cbg.com.br/).                 
 
Será um evento com várias atividades além das sessões técnicas, como excursões aos pontos de interesse geológico na cidade do Rio de Janeiro, mini-cursos, palestras magnas com renomados profissionais das geociências e mesas redondas.  Nessa edição também acontecerão os Simpósio do Vulcanismo e Ambientes Associados e o Simpósio do Cretáceo do Brasil.            
 
Temos a honra de coordenar a sessão temática BACIAS SEDIMENTARES E PETROLOGIA SEDIMENTAR e gostaríamos de convida-lo(a) a expor seu trabalho técnico/científico na forma de resumos e apresentações oral ou poster.          
 
Segue descrição temática da sessão:

Grande parte da história geológica do planeta está registrada nas bacias sedimentares, preservando informações valiosas sobre a evolução do clima, da vida, da tectônica e os processos sedimentares, físicos, químicos, biológicos e vulcânicos ao longo do tempo. O estudo detalhado destes estratos é fundamental para a caracterização dos complexos processos geológicos que determinam sua formação e diagênese, com foco crescente na aplicação de novas tecnologias e equipamentos para sua caracterização petrológica e de seu sistema permoporoso. A maior parte da água, carvão, óleo, gás e muitos recursos minerais úteis e importantes para a sociedade são encontrados em bacias sedimentares. Estes fatores explicam a relevância e a multiplicidade dos estudos destas depressões terrestres e seu preenchimento, por variados grupos de geocientistas, enfocando diferentes questões geocientíficas, dentre elas aspectos ambientais, econômicos e climáticos.

Esta sessão temática ST-14 terá como foco o estudo das bacias sedimentares, sua evolução, preenchimento e a caracterização petrológica das rochas e seu espaço poroso. Convidamos toda a comunidade de geólogos dedicados ao estudo das bacias sedimentares e sua petrologia a participar do 49º Congresso Brasileiro de Geologia, aproveitando esta oportunidade para compartilhar e integrar novos conhecimentos à comunidade geocientífica nacional. Contamos com vossa participação!

 
Venha participar conosco. Envie seu resumo até o dia 22/ abril. Veja as oportunidades de parcelamento de inscrição.                
 
Visite regularmente o site do evento para novidades.    
 
Contamos com vocês,  
 
 

Coordenadores: 


Roberto D'Avila (Petrobras)

Luci Arienti (Petrobras)

Rogerio Schiffer (Petrobras)

Leonardo Borghi (UFRJ)

Marcus Berao Ade (UERJ)