Contato

Workshop em estratégia de exploração de urânio


CETEM, CNEN e Agência de Energia Atômica

 realizam workshop em estratégia de exploração de urânio

 

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)  e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) realizam de 31 de maio a 3 de junho, no Rio, “Reunião de Coordenação e Workshop em estratégia de exploração de urânio, avaliação de recursos e estudos de viabilidade”. O evento discutirá critérios de classificação dos recursos, reservas minerais e implantação de tecnologia e gerenciamento sustentáveis de extração de urânio e tório do Projeto INT 2019/9001/01.

 O workshop vai abordar desafios críticos e prioridades na exploração e produção de urânio; metodologias empregadas; viabilidades econômicas, processos de mineração, recuperação de áreas utilizadas e reintegração social, além de avaliar regulamentações e atuação governamental. A reunião fará, também, levantamento da situação dos estados membros em relação a recursos e produção dos países que enviarão instituições e órgãos responsáveis por energia nuclear no Reino Unido, Argélia, Argentina, Chade, China, Equador, Egito, Gabão, Gana, Indonésia, Iraque, Quirguistão, Madagascar, Malásia, Mali, Malawi, Mongólia, Marrocos, Nepal, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Filipinas, Sri Lanka, Tailândia, Tunísia, Uganda, Tanzânia, República Democrática do Congo e Zâmbia.      

 São esperados 45 especialistas renomados do mundo todo nas áreas de mineração e geologia com conhecimento pleno no estudo e aplicação do urânio e tório. Pelo Brasil cientistas da Eletronuclear, INB e CNEN estarão presentes. Os dois primeiros dias estão reservados para discussões e palestras; o terceiro dia para visita aos laboratórios do CETEM e no quarto dia, o de encerramento do Workshop, acontecerá na CNEN, em Botafogo.

 Local:

Centro de Tecnologia Mineral-CETEM

Endereço:

Av. Pedro Calmon, 900-Cidade Universitária

Ilha do Fundão-RJ

Data:

De 31 de maio a 3 de junho