Contato

Novo prazo - Submissão artigos ao Livro CONTRIBUIÇÕES À GEOLOGIA DA AMAZÔNIA, Vol 10


Prezados Colegas,

Devido a vários pedidos estamos estabelecendo novo prazo para a submissão de artigos completos ao Volume 10 do livro "Contribuições à Geologia da Amazônia", que será 31 de agosto de 2016 (quarta feira).

 

Aos interessados em submeter artigos solicitamos fornecer os seguintes dados: Título do artigo; nome completo dos autores; instituição, contatos telefônicos e email.

 

Encaminhamos abaixo as normas e procedimentos para estruturação do artigo.

 

Esclarecemos que está novamente ativo o site da SBG Norte (http://www.sbg-no.org.br/).

 

Saudações,

 

Comissão Organizadora do  10o. CGA

 

>:<:><:<:<:<:<:<:<:<:<:<:<:><:><:<:<:<:<:<:<:<:><:<:>

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 1) INFORMAÇÕES GERAIS

O "Contribuições à Geologia da Amazônia" é um periódico bi-anual, em versão impressa, editado pela SBG-NO, que proporciona a publicação de trabalhos técnico-científicos relacionados a todas as temáticas das ciências geológicas da Amazônia. Ele tem sido avaliado no WEB Qualis-Livro pelo Comitê de Geociências da CAPES, qualificando o capítulo com o mesmo peso de uma produção B2.

Na edição do Volume 10 do livro Contribuições à Geologia da Amazônia (10CGA) serão aceitos artigos completos referentes aos trabalhos que tenham sido apresentados no 14º Simpósio de Geologia da Amazônia, ocorrido em Marabá, em 2015, e também em eventos anteriores. Além disso, poderão ser aceitos trabalhos de síntese ou outros artigos sobre questões importantes da Geologia da Amazônia, e que sejam referendados pela Comissão Organizadora (CO)  com o aval do Conselho Editorial (CE).

Como princípio básico, a submissão de um artigo ao 10CGA implica que o mesmo não tenha sido publicado ou que não esteja sendo submetido simultaneamente à outra revista.

 

2) DATAS IMPORTANTES

a) 31 de agosto de 2016 – data FINAL de recebimento de artigos.

b) 31 de outubro de 2016 – data limite para encaminhamento dos pareceres dos relatores aos autores.

c) até 31 de novembro - data limite para devolução dos artigos revisados pelos autores à Comissão Organizadora.

c) dezembro de 2016 a fevereiro de 2017 – Editoração do livro.

e) Abril de 2017 - Revisão final da editoração.

 3) JULGAMENTO DOS ARTIGOS

Os artigos serão submetidos à análise crítica de dois revisores especialistas na temática e pelo Conselho Editorial (CE) da SBG-Norte. Na sistemática de avaliação dos trabalhos haverá uma 1ª fase (pré-análise pelo CE) qualificando-o ou não como de interesse para publicação no 10CGA. Na 2ª fase (julgamento) o artigo será submetido à análise crítica de dois relatores especialistas no assunto, indicados pelos organizadores.

 Obs. 1: Os trabalhos que estejam em desacordo com as normas, com figuras de difícil legibilidade e que não se enquadrem nos objetivos e normatização do 10CGA serão devolvidos aos autores.

Após esta fase os trabalhos retornarão aos autores juntamente com os pareceres dos relatores para as providências necessárias. Efetuadas as alterações pelos autores deverá retornar a nova versão. Estando o trabalho apto para publicação, após avaliação final, serão solicitados os arquivos digitais originais, que seguirão para editoração.

 4) INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

a) Primeira Página - deverá conter o título em português, em fonte Times New Roman, tamanho 14, Negrito, caixa alta na primeira letra da primeira palavra e caixa baixa nas demais, em espaçamento simples; Em seguida, após espaçamento simples, inserir título em inglês, na mesma formatação, em Itálico. A seguir, deve constar o nome completo do(s) autor(es), com indicação numérica sobrescrito (exemplo: Aline Maria Meiguins de Lima¹) e separados por vírgula, e após um espaço simples, indicação da instituição de origem do(s) autor(es), com endereço completo do autor principal (logradouro, CEP, cidade, estado, país, e-mails e telefones para contato), e-mail de todos os autores (exemplo: ¹ Universidade Federal do Pará).

b) Segunda Página - repetir os títulos (português e  inglês), separados por um espaço simples, inserir o Resumo em parágrafo único, sem tabulação, conciso, com no máximo 270 palavras, abaixo do qual devem vir as palavras-chave (3 a 5 palavras), separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula. Os descritores em inglês (abstract) devem acompanhar os termos em português. Na sequência, separado por um espaço simples, deverá vir o Abstract em parágrafo único, sem tabulação, conciso, com no máximo 270 palavras. De três a seis keywords, separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula.

 c) Texto principal

-  Deverá ser redigido em língua portuguesa ou inglesa, e deverá ser elaborado no aplicativo WORD.

-   O padrão da folha é A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, margens esquerda, direita, superior e inferior com 2,0 cm.

-   O tamanho do artigo deverá ficar entre 15 e 25 páginas, incluindo texto, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.

-   Deve ser aplicada a numeração de páginas (porção inferior direita da folha, iniciando na primeira página do artigo).

- Aplicar a numeração de linhas ao longo de todo o artigo.

-  Na fase de submissão o trabalho deve conter as figuras, tabelas e suas respectivas legendas articuladas com o texto, devendo ser encaminhado em pdf. O texto principal deve conter, preferencialmente, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusões.

- Quando o artigo estiver aprovado as figuras e tabelas, juntamente com suas respectivas legendas deverão ser enviadas também, em arquivos separados.

 d) Tabelas e ilustrações - As tabelas devem ser elaboradas em WORD, no modo TABELA, com formato aberto nas laterais, fonte Times New Roman, tamanho 9. O título deve vir na parte superior. Tabelas extensas deverão ser evitadas ou divididas. As ilustrações (figuras, mapas, fotos, fotomicrografias, pranchas, etc.) devem utilizar fonte Times New Roman, tamanho 9. As ilustrações deverão estar em formato JPEG ou TIFF, com resolução mínima 300 dpi, recomendando-se não elaborar as figuras em WORD. O título da figura deve vir na parte inferior.

Obs. 1: Esclarecemos que o formato e posicionamento das figuras que a estrutura final do livro será em formato de colunas, semelhante ao padrão do Brazilian Journal of Geology,disponível em http://www.rbg.sbgeo.org.br.

 Obs. 2: Ilustrações coloridas serão aceitas desde que os custos de impressão sejam cobertos pelo autor, e os valores serão definidos oportunamente. As fotomicrografias deverão conter escala visível, indicações das características óticas (LN – Luz Natural, LP – Luz polarizada) e as abreviaturas minerais, quando necessárias, devem seguir a proposta da International Union of Geological Sciences, disponível em Fettes & Desmons (2008).

 e) Usar a seguinte padronização para hierarquia de títulos e subtítulos do texto, :

Nível 1- NEGRITO, CAIXA ALTA;

Nível 2 - Negrito, caixa alta na primeira letra da primeira palavra e caixa baixa nas demais;

Nível 3 - Itálico, caixa alta na primeira letra da primeira palavra e caixa baixa nas demais (sem negrito).

Nível 4 – usar alíneas. Ex: a) Fácies Lagunar; b) Fácies Desértica.

 f) Citações e referências: devem ser seguidas as normas editoriais do Brazilian Journal of Geology, disponível em http://www.rbg.sbgeo.org.br.

 5) ENCAMINHAMENTO DO ARTIGO

Os artigos completos que deverão ser enviados para o e-mail: cga10sbgno@gmail.com, até 31 de agosto de 2016. Havendo qualquer dificuldade operacional, disponibilizamos os contatos abaixo para contatos: Profa. Aline Meiguins (ameiguins@ufpa.br), Prof. Paulo Gorayeb (gorayebp@ufpa.br) e SBG-NO (cleo-no@sbgeo.org.br).

Belém, 20 de junho de 2016.

Organizadores do livro Contribuições à Geologia da Amazônia