Contato

GEONOMOS


Caríssima comunidade geocientífica do Brasil

GEONOMOS, a Revista Científica do Centro de Pesquisas Manoel Teixeira da Costa, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, publica desde 1993 artigos científicos originais e inéditos na área de Geociências, em diversas línguas. Ao longo destes anos, a missão da revista vem sendo difundir o conhecimento geológico e das áreas afins pela comunidade científica e em geral, mantendo uma política de acesso livre ao seu conteúdo.

Por ocasião de seu 23º aniversário em 2016, anunciamos uma importante conquista que aumenta o impacto da divulgação científica promovida pela revista. Implantamos o sistema DOI – Direct Object Identifier, padrão internacional para identificação de documentos nas redes de computadores. O DOI é um sistema de identificação numérico desenvolvido pela AAP – Associação de Publicadores Americanos, onde é atribuído um número único e exclusivo para cada artigo publicado, garantindo sua localização e acesso online. A Plataforma Lattes do CNPq, por exemplo, utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas.

O DOI não apenas será implantado em GEONOMOS para os artigos publicados nas edições futuras, mas também foi implantado retroativamente, ou seja, os artigos publicados na revista desde 1993 receberam cada um o seu respectivo DOI.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de esforços que vem sendo desenvolvido desde 2013, quando a revista iniciou a migração para a plataforma OJS – Open Journal System. Todo o conteúdo da revista desde 1993 está indexado e disponibilizado no portal. A partir do volume 2 de 2014, a submissão e processamento dos artigos estão sendo realizados dentro do sistema. Com isto, continuaremos oferecendo uma via para a divulgação do trabalho científico de autores da comunidade geocientífica do Brasil e do mundo, com cada vez mais qualidade.

Convidamos toda a comunidade científica das geociências a submeter seus trabalhos para GEONOMOS – uma revista de acesso livre e online, comprometida com a divulgação do conhecimento geológico, e em constante processo de evolução no sentido de aprimorar cada vez mais os serviços editoriais prestados.

Abraços geológicos,

Os editores

Submeta já seu artigo!

Guia para submissão: http://www.cpmtc-igc-ufmg.org/livreto_ojs-geonomos.pdf

Acesso integral ao conteúdo das edições anteriores:http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geonomos/issue/archive

Site da GEONOMOS: http://www.igc.ufmg.br/cpmtc/geonomos/index.htm

GEONOMOS no Facebook:https://www.facebook.com/geonomos/

--

Prof. Matheus Kuchenbecker
Engenharia Geológica
ICT/UFVJM