Contato

Curso Geofísica para não geofísicos: conceitos e aplicações,


Curso Geofísica para não geofísicos: conceitos e aplicações  faz parte do Programa de Educação Continuada da SBGf, com carga horária de 16 horas. Este curso é ministrado pelo professor Eder Cassola Molina, do Instituto de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade do Estado de São Paulo (USP), mestre e doutorado em Geofísica pela USP. 

1.  Requisitos para os participantes

·       Não há requisitos para participação no curso.

·       Interessados em geral: geólogos, geógrafos, cartógrafos, engenheiros, administradores, técnicos e outros.

2.  Sobre o Curso

Abordar os principais objetos de estudo da Geofísica e detalhar o princípio básico e as principais aplicações dos métodos mais utilizados na investigação mineral e busca de hidrocarbonetos. Apresentar estudos de caso e discutir potencialidades e limitações dos métodos.

3. Ementa do Curso

·       Introdução à Geofísica e aos diversos métodos geofísicos e principais aplicações.

·        Propriedades físicas de minerais e rochas.

·       Tópicos de Dinâmica e Estrutura Interna da Terra: tectônica de placas, estrutura interna e evolução da Terra.

·       Geofísica aplicada à prospecção mineral: magnetometria e gamaespectrometria (aéreo/terrestre); gravimetria terrestre/por navio/aerogravimetria; gravimetria por satélite (GRACE, GOCE); gradiometria gravimétrica (AGG e FTG); Métodos elétricos/eletromagnéticos; sondagem elétrica vertical; imageamento geoelétrico; potencial espontâneo; método eletromagnético indutivo; GPR; TDEM e polarização induzida; método magnetotelúrico; sísmica de refração e reflexão; perfilagem geofísica.

·       Geofísica aplicada à investigação de hidrocarbonetos: sísmica de refração e de reflexão; gravimetria e magnetometria (terrestre, marinha e aerotransportadas); fluxo de calor.

·       Geofísica aplicada a estudos tectônicos: sísmica de refração, de reflexão e sísmica passiva; tomografia sísmica; gravimetria e magnetometria (terrestre, marinha e aerotransportadas); altimetria por satélite; gravimetria por satélite (GRACE, GOCE); método magnetotelúrico; paleomagnetismo.

·       Noções básicas de técnicas de processamento de sinais geofísicos (filtragem, inversão de dados, transformações de campo).

4. Instrutor: Eder Cassola Molina

eder molinaPossui graduação em GEOFÍSICA pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (1987), e em Engenharia Química pelo Centro Universitário da FEI (1985), mestrado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1996). É professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas desde 1988, a nível de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Geofísica, com ênfase em Gravimetria e Geomagnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica, gravimetria, aerogravimetria, altimetria por satélite, aeromagnetometria, aerogamaespectrometria e representação dos elementos do campo de gravidade terrestre (altura geoidal, anomalia de altitude, anomalia da gravidade).

Valor da inscrição: R$ 320,00.

Caso tenha interesse, por favor, enviar e-mail para gerente@sbgf.org.br com preferência da cidade na qual deseja fazer o curso.

A partir de 10 (dez) interessados para a cidade do Rio de Janeiro ou São Paulo, será formada a turma, e nas demais localidades a partir de 20 candidatos.